Síndrome do intestino irritável: você sabe o que é?

A síndrome do intestino irritável chamada de SII, é uma doença que reúne um conjunto de sintomas. Estes manifestam na região do abdômen, mas podem não estar associada a uma lesão ou inflamação do órgão.

 

Muitos pacientes confundem com a intolerância à lactose (https://proctocentro.com.br/gluten-intolerancia-e-sintomas/) ou ao glúten, (https://proctocentro.com.br/intolerancia-lactose-o-que-e/)

Para descartar problemas como intolerâncias, infecções e diferentes tipos de colite, procure um especialista em gastroenterologia . Por ser confundidos com os de outras doenças gastrointestinais, requer um diagnóstico médico apurado e preciso, detectado através de exames médicos e laboratoriais.

 

SINTOMAS

Além das cólicas no aparelho digestório, há a sensação recorrente de extensão abdominal (quando a pessoa sente inchaço na barriga após as refeições), alternâncias entre diarreia e prisão de ventre e, frequentemente, a sensação de evacuação incompleta após ir ao banheiro.

 

TRATAMENTO

O gastroenterologista pode ajudar a controlar a Sindrome do Intestino Irritável (SII). Ele indicará testes para descartar outros problemas e doenças similares. Exames de sangue, culturas de fezes e até mesmo colonoscopias e outros exames de imagem podem ser necessários.

 

Grandes cargas de estresse e ansiedade pode ocorrer agravamento dos sintomas. A mudança de hábitos é essencial como a reeducação alimentar, alternativas de descompressão emocional e reação ao estresse e adoção de atividade física.

 

Suplementos de fibras e até mesmo antidepressivos leves como forma de gerenciar a ansiedade como gatilho da síndrome pode ser necessário. Formulações específicas para lidar com sintomas como diarreia e gases também podem ser recomendadas.

#gastroenterologista #Intestinoirritavel #tratamento#ClinicadoAparelhoDigestivo