Glúten: intolerância e sintomas

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e derivados. Pessoas que não conseguem processar essa proteína têm intolerância ao glúten ou doença celíaca. Esse é um problema relativamente comum que afeta cerca de um milhão de brasileiros. Para muitos, cortar o glúten da alimentação não é uma dieta da moda, mas é uma condição necessária para manter a saúde.

 

SINTOMAS

Os sintomas da intolerância ao glúten podem ser de leves a severos. Os mais comuns são: excesso de gases; dores e distensão abdominal; enxaqueca; diarreia ou prisão de ventre.

 

Nos casos mais graves, a pessoa desenvolve a doença celíaca e pode ter dores abdominais e diarreias mais intensas. Além disso, é comum apresentar anemia, por dificuldade de absorver os nutrientes, e perda de peso. Quando não tratada, a doença celíaca pode levar ao câncer de intestino e estômago.

 

PARA SABER MAIS:

 

O glúten está presente em grande parte dos alimentos que compõem a base da pirâmide alimentar — os carboidratos. Pães, bolos, macarrão, biscoitos, tortas e toda a variedade de produtos feitos com farinha de trigo devem ser eliminados da dieta. Lembrando que a farinha de trigo integral também contém glúten.

 

A solução é substituir esses carboidratos por outros que são livres dessa proteína: arroz, batata, mandioca, milho e produtos feitos com amido de milho.

 

Grande parte dos alimentos industrializados contém glúten. Por isso, é imprescindível ler com atenção as embalagens antes de consumir qualquer produto.

 

Atualmente, o mercado disponibiliza uma boa variedade de produtos sem glúten. O problema é que esses produtos são bem mais caros que os da linha regular, por exigirem cuidados extras com a segurança alimentar na produção, armazenamento e transporte desses alimentos.

 

A intolerância ao glúten é difícil de ser diagnosticada, pois os sintomas são comuns a outras doenças que atingem o sistema digestivo. Se você suspeitar dos sintomas da intolerância ao glúten, Agende uma consulta conosco!

www.proctocentro.com.br
(61) 3244-6812 / (61) 3242-8517.
WhatsApp: (61) 98173-4484 / (61) 98173-4481.
E-MAIL: [email protected]

#consultas #gastroenterologista #serviços #cad

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *