Doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE)

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) , popularmente conhecida como “refluxo”, é um doença muito comum , sendo considerada a mais frequente do trato gastrointestinal superior. Ela é caracterizada por um retorno do conteúdo alimentar e de ácido do estomago para o esôfago, podendo causar lesões no epitélio esofágico e incômodos ao paciente.

Essa doença possui várias causas , podendo estar relacionada a defeitos no fechamento do esfíncter esofágico inferior (EIE) , diminuição da motilidade esofágica (peristaltismo), hérnia de hiato esofágico , redução do fluxo salivar ou perda da capacidade de tamponamento da saliva  (controle da acidez), consumo excessivo de bebidas gasosas ( tais como refrigerantes) , consumo de alimentos ácidos e bebidas alcoólicas e também utilização de alguns medicamentos anti-inflamatórios.

Os sintomas mais comuns do refluxo são: pirose ou azia e regurgitação ácida. Entretanto, outras manifestações mais incomuns podem ser indicativos de refluxo, como rouquidão, pigarro, halitose, aftas e tosse prolongada.

O refluxo é tratado clinicamente, mas algumas medidas e mudanças de hábito podem ser tomadas pelos próprios pacientes, visando evitar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Dentre elas, recomenda-se o consumo controlado de alimentos cítricos ou ácidos ( como limão, laranja e café) , bebidas alcoólicas e gasosas , chocolate, produtos a base de tomate e alimentos gordurosos. Evitar deitar-se nas duas horas após uma refeição e evitar refeições fartas. Em casos de obesidade, a perda de peso é importante e ajuda no tratamento. No caso de fumantes, recomenda-se a suspensão do fumo, pois o cigarro prejudica a função normal da saliva.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nossa equipe de atendimento está aqui para lhe atender!
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Consultas
AGENDE UMA CONSULTA
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Exames
AGENDE UM EXAME
Acessível