Diverticulite Colônica

A condição médica denominada diverticulose é a formação de bolsas (divertículos) protuberantes na parede do trato digestivo. A diverticulite é a inflamação ou a infecção de várias dessas bolsas, podendo ser causada pelo acúmulo e aprisionamento de fezes dentro dos divertículos, levando à proliferação bacteriana aumentada no interior destes. Os principais locais de formação de divertículos são algumas regiões do intestino grosso, especialmente o cólon sigmoide. Entretanto, essas bolsas podem aparecer em qualquer ponto do tubo digestivo.

A formação dos divertículos ocorre principalmente em adultos em idade mais avançada, afetando principalmente a população com mais de 80 anos. É incomum o aparecimento de diverticulose em pessoas com menos de 40 anos.

Os principais fatores relacionados à diverticulose e à diverticulite são dietéticos. Alimentação pobre em fibras, comidas industrializadas e a obesidade predispõem ao surgimento dessas condições. Fatores emocionais, desequilíbrio na flora intestinal e infecção por parasitas também podem levar à diverticulite.

Alguns sinais e sintomas que podem aparecer em casos de diverticulite são:

  • Anorexia;
  • Dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, mas que pode migrar para outras regiões do abdome;
  • Fezes amolecidas;
  • Constipação intestinal;
  • Algumas vezes, náuseas e vômitos, alterações no trânsito intestinal e sintomas urinários;

 

O diagnóstico da diverticulite é clínico, relacionando os sintomas do paciente com exames laboratoriais e de imagem. O tratamento médico é realizado com antibióticos e em alguns casos, por intervenção cirúrgica. Entretanto, algumas medidas podem ser adotadas visando prevenir o surgimento de diverticulose e consequente diverticulite, dentre elas, a adoção de uma dieta adequada e balanceada, aumentando a ingesta de fibras (arroz, milho, cereais, pães e biscoitos integrais, frutas como a maçã, ameixa, banana, abacaxi e outras) e reduzindo o consumo de alimentos industrializados, como embutidos (salsicha, por exemplo). É importante também que o paciente fique atento aos sintomas e procure o atendimento médico quando necessário, principalmente na presença fatores de risco, como idade mais avançada e dieta pobre em fibras.

 

Fonte:

Henrique Gonçalves de Azevedo,

Acadêmico de medicina e estagiário da clínica CAD.

Nossa equipe de atendimento está aqui para lhe atender!
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Consultas
AGENDE UMA CONSULTA
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Exames
AGENDE UM EXAME
Acessível