Diarreia

A diarreia é uma doença do sistema gastrointestinal muito comum na população mundial. É caracterizada, segundo a World Health Organization (WHO), como o quadro de 3 ou mais defecações amolecidas ou liquidas por dia. Pode ser indicativo de infecções do trato gastrointestinal, disfunções metabólicas e também pode ser um sintoma relacionado com outra doença que o indivíduo tenha. É uma condição que atinge pessoas de todas as idades e, em alguns casos, pode ser um quadro grave, principalmente em crianças e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. Os principais indicativos de diarreia são a perda de nutrientes, desidratação, sensação de fraqueza, vômito, náuseas, dor abdominal e defecações diárias em excesso.
Essa doença pode ser classificada em aguda e crônica. A diarreia aguda é de curta duração (geralmente até 2 semanas), e está relacionada principalmente a infecções por microrganismos (bactérias, protozoários, vírus, parasitas), alergia alimentar e efeitos colaterais do uso de medicamentos. No caso da diarreia crônica, a duração é maior (até meses), e pode estar relacionada a doenças crônicas, contato prolongado com materiais ou substancias tóxicas, desenvolvimento anormal de células no trato gastrointestinal, dificuldades de absorção de nutrientes e complicações cirúrgicas e outros fatores.
Na terapêutica da diarreia, além de vias medicamentosas, a principal medida é a reidratação. Entretanto, o paciente deve se preocupar em evitar a ocorrência desse quadro, tomando precauções e estar prevenido quando exposto a fatores de risco para a diarreia. Por isso, recomenda-se:
-Durante viagens, atentar-se à procedência e o aspecto dos alimentos a serem consumidos (a diarreia é um dos principais problemas de saúde durante viagens) ;
– Higienizar as mãos antes de comer;
-Lavar alimentos como legumes, verduras e frutas antes do consumo ou do preparo;
-Consumir essencialmente água tratada;
No caso de diarreia crônica, se persistirem os sintomas, o paciente deve procurar o seu médico especialista.

 

 

Henrique G. de Azevedo,

Acadêmico de medicina e estagiário na clínica CAD.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nossa equipe de atendimento está aqui para lhe atender!
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Consultas
AGENDE UMA CONSULTA
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Exames
AGENDE UM EXAME
Acessível