Colonoscopia: detecta e previne doenças do intestino grosso

A colonoscopia é um exame seguro e eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças do intestino grosso.

O procedimento é realizado sob a sedação para o conforto do paciente e permite ao médico especialista identificar e diagnosticar através de biópsia a existência de lesões nas paredes intestinais.

Dessa forma torna possível a prevenção do câncer intestinal, pois é capaz de remover pólipos e estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. Também pode ser usado para remover amostras de lesões suspeitas que são enviadas para análise (biópsia).

Uma das queixas que indicam que o paciente precisa fazer a colonoscopia é o sangramento anal. Fatores como idade e historia familiar de câncer de intestino grosso deve ser bem avaliado antes. Uma boa investigação incluindo exame proctológico com toque retal deverá também ser feito antes da colonoscopia.

É através da colonoscopia que a prevenção do câncer colorretal é feita. O exame detecta e retira um pólipo antes que este tenha a chance de se tornar um tumor maligno.

De acordo com as principais sociedades científicas de Coloprotologia, toda a pessoa assintomática deve se submeter a alguma forma de rastreamento do câncer de intestino aos 50 anos de idade.

SEPS 709/909 (Sul)
Ed. Biocenter – entrada pela sala 115.
(61) 3244-6812 / (61) 3242-8517
WhatsApp: (61) 98173-4484 / (61) 98173-4481

#informações #proctocentro #ClinicadoAparelhoDigestivo#conheçaosespecialistasdaCAD

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *