Pólipos intestinais: o que são?

Os pólipos intestinais são pequenas protuberâncias que cresce em cavidades revestidas por mucosas. Podem surgir pólipos em várias regiões do nosso organismo, tais como estômago, vesícula biliar, útero, cavidade nasal, intestinos e outros.

No caso dos pólipos intestinais, o local onde eles são mais comuns é no intestino grosso (cólon). O pólipo intestinal é um tumor benigno que surge por um crescimento anormal das próprias células da mucosa do intestino. Mas o cuidado deve ser redobrado, pois se eles crescerem pode sofrer transformação maligna (adenocarcinoma).

Por este motivo é tão importante a remoção dos pólipos, com a finalidade de prevenir o câncer.

Sintomas

Na maioria das vezes não apresentam sintomas, sendo descobertos com maior frequência através de exames como a colonoscopia ou raios-X contrastados.

Quando há sintomas basicamente são: sangramento, saída de muco com as fezes, alterações no funcionamento do intestino e, em casos raros, dores abdominais.

Como saber se tenho pólipos?

Através de exames endoscópicos ou radiológicos. Três exames endoscópicos podem ser utilizados com esta finalidade: a retossigmoidoscopia rígida, a retossigmoidoscopia flexível e a colonoscopia.

A retossigmoidoscopia rígida permite a avaliação de aproximadamente 20 cm finais do intestino, enquanto a retossigmoidoscopia flexível permite o exame de 30 a 60 cm.

A colonoscopia permite a avaliação de todo o intestino grosso.

No exame radiológico chamado enema baritado (clister opaco) é injetado um contraste por via retal que irá mostrar as paredes intestinais no exame de raios-X.

Exames mais simples também podem ser indicados para a detecção precoce.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes pode ser útil para selecionar pacientes candidatos aos exames completos como a colonoscopia.

Mas, é importante enfatizar que um teste negativo não exclui a presença de um pólipo.

SEPS 709/909 (Sul)
Ed. Biocenter – entrada pela sala 115.
(61) 3244-6812 / (61) 3242-8517

WhatsApp: (61) 98173-4484 / (61) 98173-4481
E-MAIL: [email protected]

#pólipointestinal #exames #colonoscopia #informações #proctocentro #ClinicadodoAparelhoDigestivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *