A alergia ao chocolate é mito ou verdade?

A alergia ao chocolate é mito ou verdade?

Alguns especialistas afirmam que algumas pessoas têm intolerância ao chocolate. Isso acontece por não conseguirem metabolizar algumas substâncias presentes no próprio cacau ou em outros ingredientes do chocolate. A falta de alguma enzima que ajuda no metabolismo é que causa essa intolerância.

Já outros dizem que o que existe é a reação alérgica ao chocolate, que podem causar sensibilidade com manifestações clínicas. Exemplo são: a coceira, a vermelhidão generalizada e o inchaço de pálpebras e lábios, dores de cabeça, ardor estomacal.

No entanto, não há estudos estatísticos que com certeza indiquem que a relação alergia/chocolate é verdadeira. A alergia verdadeira ao cacau contido no chocolate é bem rara e incomum. O que pode acontecer com mais frequência é uma reação inesperada, resultado de um ingrediente usado no preparo dos chocolates.

Por exemplo: a maioria dos ovos de páscoa leva leite, amendoim, nozes e castanhas em sua composição. Alguns recheios são feito de uma pasta que leva Trigo e glúten.

Para quem tem alergia a estes produtos, a opção é buscar alternativas de ovos de páscoa sem lactose, sem glúten e sem todos os alérgenos como leite, ovo, soja, amendoim, trigo e etc.

Para os casos de alergia ao cacau, pode-se utilizar chocolates feitos à base de alfarroba, que é um substituto natural do cacau.

Em todos os casos, se você tem dúvida sobre alergia e intolerância procure um especialista para que ele possa te orientar melhor.

#Alergiaaochocolate #intoleranciaaoleite #Páscoa #chocolates

One thought on “A alergia ao chocolate é mito ou verdade?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *