Dor no estômago associada a azia e queimação pode ser gastrite

A dor no estômago que se repete e quando associada à azia e queimação pode ser gastrite. Ela caracteriza pela inflamação das paredes estomacais. Quando não tratada pode levar à erosão do revestimento do órgão.

 

Para o diagnóstico, deve-se realizar endoscopia com biópsia da mucosa gástrica (revestimento do estômago), que evidencia a inflamação. No diagnóstico também podem ser solicitados outros exames, como o exame de sangue e o raio-X do trato digestório.

 

Procure o médico se apresentar sintomas de dor de estômago, empachamento, náuseas, vômitos, queimação há mais de duas semanas. Na Clínica do Aparelho Digestivo, os gastroenterologistas Drª Ana Maria Alves e o Drº João Bosco Soares são os especialistas.

 

Os sintomas da gastrite podem ser dor na região superior do abdome; náuseas; vômitos; perda de apetite. E ainda sensação de “cheio” após a alimentação (empachamento); queimação.

 

Além disso, quando há sangramento da parede do estômago, o paciente pode expelir fezes escuras ou perceber a presença de sangue no vômito.

 

Tipos de gastrites

Gastrite aguda – Causada pela presença da bactéria Helicobacter pylori, a gastrite aguda tem sintomas que aparecem repentinamente. Entre eles dor no estômago, náuseas e vômitos. Se não tratada corretamente, com antiácidos e antibióticos, ela pode evoluir para a gastrite crônica. A adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos podem auxiliar no controle da doença.

 

Gastrite crônica – Classificada por sua fase de evolução (superficial, moderada e final) ou pela região afetada (na parte final ou no corpo do estômago). A gastrite crônica pode evoluir para câncer se o tratamento com antiácidos, protetores gástricos e antibióticos não for seguido à risca.

 

Gastrite enantematosa –  a inflamação, nesse tipo de gastrite, atinge uma camada profunda do revestimento estomacal. O tratamento envolve uma dieta com restrição de gorduras, cafeína e açúcar.

 

Gastrite eosinofílica – O aumento de células imunes no estômago, comum em pessoas com histórico de alergias, também provoca os sintomas característicos da gastrite, em especial azia, náuseas e vômitos frequentes. O tratamento, normalmente, é feito com o uso de corticoides.

 

Gastrite nervosa – Os sintomas de azia, a sensação de empachamento e vômitos podem surgir em situações de estresse e ansiedade. Nesse caso, o tratamento da gastrite nervosa envolve, além de antiácidos, a adoção de medidas para o controle do estresse, como prática de atividades físicas e uso de calmantes naturais.

 

 

#gastrite #queimação #estômago #diagnóstico #Gastroenterologista#ClinicadoAparelhoDigestivo

One thought on “Dor no estômago associada a azia e queimação pode ser gastrite

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nossa equipe de atendimento está aqui para lhe atender!
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Consultas
AGENDE UMA CONSULTA
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Para Exames
AGENDE UM EXAME
Acessível